"Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum"
Jim Rohn, empreendedor
Rua José de Alencar, 480 - Centro - Estância Velha/RS
  • (51) 3561-0636
  • (51) 99819-4146

Especialista em contabilidade para pequenas empresas

5 séries que inspiram empreendedores a vencer

Especialista elenca produções com histórias de superação e de sucesso, que ensinam boas estratégias de forma leve e descontraída

Empreender no Brasil não é tarefa fácil. Por isso, uma dose de inspiração é sempre bem-vinda, como assistir a séries que mostram trajetórias de superação, estratégias comportamentais e atitudes que motivam as pessoas a seguirem adiante com seus sonhos. “Há boas produções que proporcionam, além do entretenimento, aprendizado, de forma descontraída e divertida”, pontua João Gabriel Chebante, especialista em Corporate Venture no Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios.

Pensando nisso, o especialista elenca cinco séries que considera inspiradoras para quem está começando a empreender ou já empreende.

O Sócio

Transmitida no History Channel, a série conta a história de Marcus Lemonis, diretor geral de uma empresa multibilionária, que sai em busca de negócios de pequeno porte em crise. Ele é conhecido por transformar os sonhos de empreendedores em realidade, ajudando a reerguer as empresas em situações de crise. Com isso, ele investe seu dinheiro e aplica sua experiência para salvar estas empresas e com isso obter mais lucro. A série claramente mostra muitas técnicas de gestão e também de investimentos, para colocar em prática na vida real.

WeCrashed

Sucesso na plataforma Apple+, é uma série considerada indispensável para empreendedores. É baseada no podcast WeCrasded e traz a história real do coworking WeWork, que ao mesmo tempo que cresceu exacerbadamente chegando a valer 17 bilhões de dólares em investimentos, também chegou a sua quase falência às vésperas de ir à bolsa de valores. Traz aprendizados sobre o que fazer e não fazer como empreendedor de startups a procura de investidores.

Shark Tank

O reality show tem diferentes versões em diversos países, sendo um deles o Brasil. Transmitido pela Amazon Prime Video, mostra empreendedores tentando uma chance para seus projetos de negócio. As ideias são apresentadas a um grupo de jurados formado por investidores bem-sucedidos, que precisam não somente aprovar as ideias, mas acreditar nelas, pois irão se tornar sócios desses empreendedores e investirão no crescimento dessas possíveis empresas.

Suits

Estrelada por Meghan Markle, renomada atriz e esposa do príncipe Harry, a trama se passa em um escritório de advocacia e traz um vasto repertório de negociações inteligentes e estratégias de persuasão ousadas e inovadoras na resolução de casos. O roteiro gira em torno do jovem Mike Ross, que apesar de não ter se formado, consegue uma cobiçada posição no escritório de Harvey Specter. Eles trabalham juntos nos casos e escondem do resto da equipe o segredo da falta de licença de Mike para advogar. A série é transmitida na Netflix.

Silicon Valley

A comédia da HBO tem como cenário o Vale do Silício, conhecido por ser o destino mais cobiçado pelos empreendedores e por reunir grandes empresas de tecnologia, além de mentes brilhantes. Na série, seis amigos programadores almejam uma carreira de sucesso. Em um determinado momento, um deles desenvolve um algoritmo inovador e, com essa descoberta que tem o poder de fazer muito dinheiro, ele fica no dilema entre vender a criação para o seu chefe ou construir sua própria startup.